Instagram para empresas: como usar o Instagram para negócios; saiba tudo

O Instagram é a rede social em que todo mundo está, isso é inegável! Não dá para ficar de fora… Mas e o seu negócio, já está no Instagram? Eu trago hoje uma série de passos que você precisa seguir para usar o Instagram para empresas. Vamos lá?!

O Instagram é atualmente a rede que mais cresce no mundo! Ele já passou (e passa) por mudanças significativas… Começou como uma rede social para divulgar fotos, foi ganhando funcionalidades, como os stories, vídeos, reels, figurinhas, reações… E, assim, se tornou uma grande oportunidade de socializar com as outras pessoas.

Por que meu negócio precisa estar no Instagram? Vou te dar alguns motivos…

1. É onde as pessoas estão

Não sei se você já percebeu, mas o Instagram é o atual queridinho do público. A rede social tem atingido cada vez mais pessoas e todos os dias novos usuários entram para ela. E depois que a gente está dentro do Insta, é incrível como passamos horas assistindo stories, vídeos e fotos… E você acha que seu cliente também não faz isso?

Hoje o maior foco do Instagram são os vídeos e especialmente o entretenimento, já que é o que as pessoas mais curtem fazer por lá… Se entreter, se divertir, interagir com as outras pessoas! Mas quem disse que seu negócio não pode estar lá nesse meio, ainda que sua vontade, no final de tudo, é ter mais clientes e vender mais?

Uma pesquisa da Opinion Box aponta que:

  • 70% dos entrevistados disseram já estar no Instagram;
  • O Instagram é a rede preferida de 1 em cada 4 internautas;
  • Mulheres e jovens gostam ainda mais do Insta;
  • E mais: 67% dos participantes da pesquisa disseram que acessam o Instagram várias vezes ao dia!

Crédito: Freepik

2. Você tem liberdade para mostrar detalhes e bastidores e interagir com seu público

O Instagram te permite fazer com que sua audiência se sinta “em casa” e cada vez mais íntima de você… E cada dia mais as pessoas querem isso, estar próximo de quem elas gostam. Também na pesquisa da Opinion Box, 63% das pessoas dizem gostar muito dos stories e 77% conta que assiste a stories todos os dias. Acho que já temos uma dica aqui, hein? Falaremos disso daqui a pouco.

3. É muito bom para mostrar suas qualidades

Quando usado da forma correta – para interação com seu público – o Instagram faz com que você se torne como um amigo íntimo das pessoas… Pense aí: você não tem algum perfil que você segue e que todos os dias você assiste os stories de forma que parece que você mantém contato com aquela pessoa diariamente? Eu tenho!

Dessa maneira, o espaço que você conquista na vida das pessoas por meio do Instagram é incrível para mostrar tudo de bom que seu negócio tem. Aproveite então para mostrar suas qualidades e todo o seu potencial. Conte quem é você, mostre sua realidade e aproveite que:

  • 83% das pessoas entrevistadas pela Opinion Box afirmou seguir alguma empresa ou marca;
  • 48% dizem já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceram no Instagram.

Crédito: Freepik

Vamos a algumas dicas práticas para o seu perfil de negócios no Instagram?

1. Nome de usuário

O seu @ é algo muito importante. Portanto, ao escolher, fique atento às dicas abaixo:

  • Tente não usar pontos, underlines, traços ou números demais… Tente ser o mais simples e fácil de encontrar, para que ao anunciar ao seu público como te encontrar, ele não tenha dificuldade de te encontrar na pesquisa ou ao digitar seu @.
  • Se possível, já no seu nome de usuário (@), deixe bem claro o que você faz, qual sua área de atuação ou setor. Ex: @baristameireles @dra.marianaporto @ritabragafotografia

2. Nome de Perfil

É aquele nome que vai logo abaixo de sua foto. Assim como no @, use esse espaço para complementar o que você informou no nome de usuário e contar o que você faz.

Deixe sempre claro ao usuário que chegou ao seu perfil quem é você e o com o que você trabalha.

Mais uma vez, procure colocar nesse espaço algo que te torne facilmente encontrável quando alguém fizer uma busca.

3. Informações na bio

É chamada de “bio” aquele espaço onde você pode colocar um pouco mais de informações e falar sobre seu negócio. São apenas 150 caracteres… Não é muito, mas já te permite contar a quem chega qual é o seu nicho, serviço ou produto.

Características e informações para sua bio:

  • Ser informativa;
  • Ser clara em relação ao que é seu negócio;
  • Caso você tenha, cite seu site no campo “site” (caso você tenha);
  • Se você não tiver site próprio, use esse link de site para colocar um link direto para seu WhatsApp ou outra forma de contato com você;
  • Citar se você faz entregas, se tem serviço delivery;
  • Termine com uma chamada para ação (a chamada CTA). Fale pra ela algo que ela deve fazer depois de te conhecer e de ler seu perfil.

CTA ou Call-to-Action é o mesmo que Chamada para Ação. Isto é, com uma frase você vai dizer para a pessoa que está lendo o que ela deve fazer. É como se você desse uma ordem, por exemplo: “Clique no link da bio”, “Ligue para o número…”, “Me chame no Whatsapp”.

4. Link na bio

De início, quando se está começando, esse é o único lugar onde você vai conseguir dar um link para o seu seguidor clicar. Em seu perfil ou fotos não há essa opção. Por isso, aproveite para colocar seu site de vendas, por exemplo, ou outro lugar onde ele tenha mais informações ou conteúdos seus, como seu canal no Youtube ou um link para o WhatsApp.

Caso você tenha vários links importantes a serem divulgados, a opção é usar o linktr.ee ou o linkin.bio, que são as chamadas “árvores de link”. Existem várias outras opções, encontre a melhor para você! Assim, quando a pessoa clica em seu “link na bio” ela verá vários outros links como opção para ir, então, você pode divulgar várias opções – seu blog, site, canal, mais de um link de vendas…

Mas seja sábio ao usar esse recurso, use somente o necessário mesmo para não desviar a atenção do seu seguidor, afinal ele está aí para interagir com você!

Tenho um vídeo aqui te explicando sobre links:

5. Foto do perfil

Sua foto é a parte que chamará a atenção do usuário logo de cara quando ele chegar até seu perfil. Use sua foto para causar uma boa impressão!

Se seu negócio gira em torno de sua pessoa, como uma autoridade digital ou um prestador de serviços onde você é a autoridade no seu nicho, use uma foto de rosto. Centralize o seu rosto e deixe detalhes evidentes… Mostre bem sua face e sua expressão, seus olhos precisam ser vistos de maneira clara e empolgante. 

Cuidado: use uma foto tirada em um contexto que esteja relacionado com o que você oferece, tenha cautela para não tirar a atenção do seu cliente para algo que não tenha nada a ver com seu trabalho!

No caso de seu negócio não estar necessariamente atrelado a você, é possível usar a imagem de sua logo. Pense bem nesse aspecto porque, como já falamos, as pessoas querem se relacionar com pessoas. No caso de usar a logo, se certifique de que está visível e nítida para quem acessa o Instagram (muitas vezes em telas pequenas de celular!)

6. Mude seu perfil de pessoal para conta comercial

Com a conta comercial, você terá a opção de acompanhar melhor o que acontece no seu perfil. Esse tipo de conta dá mais acesso a estatística, que vão dar informações importantes sobre as pessoas que acessam e engajam com você e quais conteúdos dão mais certo para o seu negócio.

Outra vantagem da conta comercial é contar com ferramentas específicas para criadores de conteúdo, como poder agendar seus posts com antecedência.

Para mudar seu perfil para comercial, você deve ir em “Configurações”, depois em “Conta” e então clicar em “Mudar para conta comercial” ou “Mudar para a conta criador de conteúdo”. Para que você entenda melhor, eu tenho um vídeo no Youtube ensinando a fazer isso na prática, veja aqui:

Conteúdo de qualidade é o que dá resultado

Não basta postar, tem que postar conteúdo pensado, com estratégia, que te traga resultados!

Existem inúmeras formas de postar conteúdo no Instagram. Infelizmente, somente de 7% a 10% dos seus seguidores vão ver o seu post… É como funciona o tal do “algoritmo do Instagram”, que muda a regra com frequência, mas prefiro me preocupar com o valor a ser oferecido ao seguidor do que com regras abstratas que desconhecemos.

Mas não se preocupe… Apesar dessa baixa entrega, quando sua publicação tem muitos comentários e curtidas logo de cara, a rede social acaba se esforçando para que seu post chegue a cada vez mais pessoas (passando então dos 10%).

Por isso, faça de tudo para ter um bom conteúdo e conquiste cada dia mais seguidores que gostem de verdade de você! Essa é a grande regra do jogo…

Instagram para Negócios passo a passo

Quando se fala em colocar sua empresa no Instagram, tenho certeza que você quer se tornar uma autoridade no seu ninho e transformar o seu perfil em um lugar de negócios!

Se tem uma maneira de aprender vez por todas a se posicionar como autoridade, transformando o seu perfil business em uma vitrine atraente e profissional, é o curso Instagram para Negócios.

As aulas são 100% online e você pode fazer no seu tempo, no momento em que estiver disponível… E tem a possibilidade de assistir e reassistir pra sempre, pois o acesso é vitalício!

São mais de 60 vídeo aulas e ainda tem como bônus um conteúdo exclusivo sobre Reels, sobre produtividade e um desafio para decolar de vez nessa rede social.

Crédito: Divulgação / Renata Massa

Para quem é o Instagram para Negócios?

Está se perguntando se é para você ter o acesso às melhores estratégias de crescimento e vendas no Instagram?

O Instagram para Negócios é para:

  • Empreendedores que desejam conquistar mais cliente e fazer mais vendas;
  • Profissionais liberais que desejam se conectar com seus clientes de forma mais humanizada;
  • Profissionais de social media, ou seja, para todos que querem trabalhar de forma profissional, se posicionando no Instagram como autoridade.

►►► Conheça mais sobre o Instagram para Negócios clicando aqui!

Conclusão

Se você chegou até aqui, eu tenho certeza que você entendeu a importância de levar o seu negócio para o Instagram, que atualmente é a rede social mais engajada do Brasil! Eu te dei algumas dicas, que são o começo de tudo que você precisa fazer para seu negócio ter presença nessa mídia digital. Quero que você acredite no seu potencial e no potencial do seu negócio.

Milhares de pessoas acessam o Instagram todos os dias e se conectam com conteúdos e pessoas. Ofereça um conteúdo de qualidade, mantenha sua ‘vitrine virtual’ em ordem e veja seu público se voltar para você.

Tenho certeza que a partir do momento que seu negócio alcançar esse novo patamar no mundo digital, seu faturamento vai aumentar incrivelmente!